Menu
O que fazer - 01 Out 2023

9 miradouros em Lisboa que não pode perder



Lisboa nasceu entre 7 Colinas e, em cada uma delas, há pelo menos um miradouro onde pode desfrutar da vista, tomar uma bebida e passar um bom bocado, especialmente em dias de sol.

Descubra porque é que Lisboa tem tanto encanto. Damos-lhe a conhecer as colinas da cidade, que acolhem alguns dos miradouros mais bonitos e visitados.


Desvendando as 7 Colinas e os miradouros de Lisboa

 

Colina de São Jorge

Começamos pela Colina de São Jorge, onde nasceu a cidade e foi construído o seu Castelo, um dos monumentos mais importantes da capital. Quer seja dia ou noite, a sua imagem destaca-se entre as demais. 

Miradouro do Castelo

Dentro das suas emblemáticas muralhas, encontrará o Miradouro do Castelo de São Jorge, onde poderá desfrutar de uma vista incrível sobre a cidade e mergulhar na história de Lisboa. Aproveite também para ver os canhões apontados para o rio, que mantêm a sua posição estratégica do tempo em que eram usados para defender a cidade.


Colina de Santo André

Junto ao Castelo, encontrará a Colina de Santo André, a mais alta das 7 Colinas. Daqui pode observar a cidade de Lisboa a partir de dois miradouros: o Miradouro da Graça e o Miradouro de Nossa Senhora do Monte.

Miradouro da Graça

Apanhe o icónico elétrico 28 para chegar ao Miradouro da Graça, com vista para o Castelo de São Jorge e para o rio Tejo. Aqui poderá assistir ao melhor pôr-do-sol de Lisboa, enquanto desfruta de uma bebida fresca, sentado num quiosque à sombra.

Aproveite também para conhecer o lendário Botequim, no Largo da Graça, onde poderá folhear livros ou apreciar uma diversidade de pratos saudáveis.

Miradouro da Nossa Senhora de Monte

O Miradouro de Nossa Senhora do Monte está localizado no ponto mais alto do bairro da Graça e é um dos mais românticos de Lisboa. O seu formato de palco e a vista panorâmica sobre a cidade fazem dele um dos melhores locais para contemplar as mais bonitas paisagens, de cortar a respiração. É um segredo bem guardado que cada vez mais pessoas conhecem e valorizam. Aqui, poderá também encontrar um mosaico de azulejos para o ajudar a identificar cada um dos pontos que avista.

Se tiver oportunidade, não deixe de visitar a Capela de Nossa Senhora do Monte, um local de devoção belíssimo.

 

Colina de São Vicente

A nossa próxima paragem é na Colina de São Vicente. Desfrute da vista a partir do Miradouro das Portas do Sol ou do Miradouro de Santa Luzia, dois miradouros muito procurados na cidade.

Miradouro das Portas do Sol

O Miradouro das Portas do Sol é único pelo seu ambiente movimentado e, ao mesmo tempo, acolhedor. Esta pequena varanda para o Tejo, é perfeita para pausas improvisadas, enquanto passeia pelo bairro de Alfama. Tem uma vista digna de um postal, que lhe permitirá avistar tanto as típicas ruelas e igrejas, como o rio e o melhor nascer do sol da cidade. 

Miradouro de Santa Luzia

O Miradouro de Santa Luzia é um dos miradouros mais visitados em Lisboa, conhecido como a melhor janela sobre o rio Tejo e também por ter uma fantástica vista de Alfama. Conta com um jardim muito agradável, azulejos, um espelho de água e algumas esplanadas. Neste miradouro de Lisboa é comum encontrar grupos de amigos reunidos, que se juntam para aproveitar as tardes de verão com música ao vivo, tocada por aqueles que o escolhem como seu palco.


Colina das Chagas

Miradouro e elevador de Santa Justa

Continuamos até à Colina das Chagas, onde se situa o Largo do Carmo. Suba no elevador de Santa Justa, que liga as ruas da Baixa ao Largo do Carmo e desfrute de outro magnífico miradouro, mesmo no centro da cidade. Neste miradouro de Lisboa, terá uma vista que se estende sobre a Baixa, Rossio e Colina de São Jorge.


Colina de São Roque

Miradouro de São Pedro de Alcântara

As ruas pitorescas do "nosso” Bairro Alto localizam-se na Colina de São Roque. Aqui encontra o popular Miradouro de São Pedro de Alcântara, com os seus jardins e esplanadas. O cenário é deslumbrante, com uma panorâmica das zonas mais típicas da cidade, mas também do seu lado moderno. De um lado, o Castelo de São Jorge, a Sé, a Baixa e um pedaço do rio Tejo. Do outro, a Lisboa moderna. Visite este miradouro ao fim do dia, quando a noite espreita e as luzes da cidade se acendem.



Colina de Sant’ana

Miradouro do Torel

A Colina de Sant’ana encontra-se no coração da cidade, cobrindo uma área que vai do Campo Mártires da Pátria à Praça da Figueira. No topo desta colina está o Miradouro do Torel, também com uma vista soberba, mas menos lotado e movimentado que os outros miradouros. Inserido num jardim, ao entrar neste miradouro em Lisboa, conseguirá esquecer-se, por uns segundos, que está na capital e poderá entrar num espaço verde e tranquilo, perfeito para os dias em que pretende fazer um plano mais calmo.

 

 

Colina de Santa Catarina

Miradouro de Santa Catarina

Por fim, mas não menos importante, chegamos à Colina de Santa Catarina que, com o seu miradouro — Miradouro de Santa Catarina —, é o local ideal para quem gosta de observar a chegada e a partida dos barcos no porto. Este miradouro tem o seu encanto pela vida diurna, mas também noturna. Durante a noite, os visitantes são maioritariamente jovens que vêm para tomar uma bebida no Bairro Alto. É também conhecido por "Adamastor”, devido à presença de uma estátua de homenagem à personagem.



Estes são alguns dos miradouros mais icónicos da cidade, mas há outros por descobrir. Em Lisboa, pode encontrá-los nos recantos mais inesperados. Não perca a oportunidade de conhecer a capital pelas suas vistas maravilhosas e deixe-se apaixonar pelo ambiente em seu redor.

Últimos posts