Menu
Onde comer

Pastelarias em Lisboa que lhe deixam água na boca

Dizem que uma cidade pode conquistar um turista pelo estômago; no caso desta capital, podemos mesmo afirmá-lo com toda a veemência. Que digam todos aqueles que têm o privilégio de provar as iguarias mais tradicionais nas várias pastelarias em Lisboa — lugares que adoçam a alma e o espírito dos mais gulosos e que, sobretudo, reflectem uma tamanha  e inigualável "portugalidade”.
 
São muitas as pastelarias em Lisboa que merecem ser visitadas, não só pelos seus produtos, mas também pela sua antiguidade, história, decoração e atendimento. Eis algumas:

No Bairro Alto Hotel — um hotel de luxo situado entre o Chiado e o Bairro Alto — encontra uma pastelaria que o vai surpreender. Aqui poderá degustar várias especialidades caseiras (e muito singulares), inteiramente produzidas na cozinha do hotel. Entre as muitas iguarias, destacam-se o folhado de caril de vaca, o folhado de cebola caramelizada com queijo da ilha dos Açores, o caracol de alheira, a empada de frango em vinha d’alhos, a bola de Berlim com recheio de camarão e a bola de Berlim com recheio de batata doce. E a cereja em cima do bolo: pode acompanhar estas delícias com um café da Climpson and Sons!

Confeitaria Nacional
Fundada em 1829, é uma das pastelarias em Lisboa mais antigas e conceituadas — sendo mesmo uma das 10 mais antigas do mundo. Localiza-se na Baixa Pombalina, num edifício que faz esquina em plena Praça da Figueira, e a sua decoração é uma autêntica obra de arte. 

O que marca este espaço não é só a sua decoração ou o seu extenso leque de iguarias, mas, sobretudo, a sua antiguidade, ambiente familiar (ainda é gerida por descendentes do seu fundador) e valor para a cidade de Lisboa. Conhecida especialmente pelo Bolo Rei (um bolo tradicionalmente português típico da época natalícia), tem, no entanto, uma lista imensa de produtos de comer e chorar por mais. 

Pastéis de Belém
Uma pastelaria histórica numa zona história. Este espaço, cujo nome representa a iguaria mais famosa e "internacional” da cidade de Lisboa, Pastéis de Belém, fica situada, precisamente, em Belém, bem perto do rio Tejo. Aqui, estes deliciosos pastéis são confeccionados através de processos artesanais e com ingredientes escolhidos com muito rigor e critério.

O segredo, que remonta a 1837, teve como base uma receita muito antiga do Mosteiro dos Jerónimos. Dizem que todo o processo se mantém inalterado até hoje e que é secreto — só os mestres pasteleiros desta casa o conhecem! Seja por este secretismo, ou mesmo pelo sabor, uma coisa é certa: tem mesmo de visitar a pastelaria Pastéis de Belém durante a sua estadia na capital!

A Brasileira
Inaugurada em 1905, no largo do Chiado, a Brasileira é um ícone da capital e uma das pastelarias em Lisboa que mais visitas recebe. Embora o seu objectivo primeiro fosse o de vender o "verdadeiro café do Brasil”, depressa se tornou numa das principais paragens de diversos artistas intelectuais da época. O mais referido nos livros da História — e que teve direito a uma estátua em sua memória em plena esplanada — é Fernando Pessoa, que escrevia poemas e debatia temas da época com os seus contemporâneos (Almada Negreiros, Santa-Rita Pintor, Sarah Afonso, entre outros).

É, sem dúvida, uma paragem obrigatória; melhor ainda só o facto de poder tirar a típica fotografia ao lado de Fernando Pessoa — uma estátua que acabou por tornar o café ainda mais célebre e reconhecido internacionalmente.  

Pastelaria Benard
"Um século e meio a adoçar Lisboa” é o mote da Pastelaria Benard. Erguida em 1868, no centro do Chiado, com o propósito de ser uma importante (e aristocrata) casa de chá na cidade de Lisboa, mantém, hoje, o seu nome e reputação — embora se tenha tornado numa pastelaria e restaurante (ambas as opções com ofertas bem portuguesas).

Se esta pastelaria, só por si, é muito emblemática e carrega um enorme valor histórico para a cidade, tem ainda mais destaque pela sua receita secreta de croissants (servidos frequentemente quentes). Várias vezes ao dia, são confeccionados dezenas de croissants, e são vários os sabores de recheios que pode escolher, uns tradicionais, outros mais fora da caixa.

Pastelaria Batalha
Fundada em 1990, a Pastelaria Batalha está presente em Lisboa em 3 locais distintos. Através de uma antiga receita que já passa de geração em geração há várias décadas, apresenta aos clientes um leque de sabores inigualáveis (com forte cunho tradicional) e um atendimento familiar e muito acolhedor. O bolo mais conhecido da Pastelaria Batalha é o Parrameiro, no entanto, a oferta é muito variada e de cariz bem Português.  

São já muitos os prémios conquistados pela qualidade e excelência dos seus produtos. Medalha de Ouro para o Pastel de Feijão, 2 Estrelas no Great Taste com o Pastel de Feijão sem Glúten, Medalha de Prata para as Filhoses ou o título de Melhor Bolo Rei de Lisboa são alguns dos prémios do qual toda a família Batalha se orgulha.



Já desejoso de explorar estas opções? Confesse: com tanta oferta, não vai conseguir resistir!

Últimos posts