Menu
Eventos

Web Summit Lisboa: o evento tecnológico mais esperado do ano

A Web Summit Lisboa chegou, viu e venceu. Considerada como a maior cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo, e, segundo a revista Forbes, "a melhor do planeta”, foi apresentada na capital apenas em 2016, mas o sucesso das últimas 3 edições ditou que Lisboa será palco deste evento por mais 10 anos.
 
A Web Summit, empresa irlandesa que tem como co-fundador e CEO Paddy Cosgrave, detém mais 3 eventos no seu portefólio: Collision, em Toronto, Estados Unidos; RISE, em Hong Kong, China; e MoneyConf, em Dublin, Irlanda. Mas é a Web Summit, evento com o nome da empresa, que tem recebido as mais positivas críticas e ovações por parte dos críticos e da imprensa internacional.

Web Summit Lisboa: um mundo de oportunidades

Uma das maiores vantagens de participar num evento tecnológico com o reconhecimento da Web Summit Lisboa é o chamado networking. Aqui, startups e jovens empreendedores têm a oportunidade de estar em contacto e mostrar todas as potencialidades dos seus negócios a CEOs e fundadores das empresas mais aclamadas no mercado tecnológico, assim como aos mais influentes investidores. Deste modo, aumentam as hipóteses de conquistar novos parceiros de negócios, cruciais para aumentar vendas, notoriedade e sucesso comercial.
 
A exposição perante centenas de jornalistas, dos mais variados países e segmentos, também contribui para a divulgação destes negócios. Estima-se que mais de 2 500 jornalistas se juntem naquele que é tido como um dos maiores encontros mundiais de jornalistas internacionais, vindos de meios de comunicação como CNN, Financial Times, Wall Street Journal, entre muitos outros.
 
Algumas personalidades que se deslocam ao Web Summit Lisboa podem também fazer parte do grupo exclusivo de oradores que sobem aos palcos para debater sobre os mais diversos temas da indústria tecnológica. Além de empresários e líderes, também políticos, atletas ou celebridades poderão ter o privilégio de abordar tendências e desafios, assim como apresentar inovações que podem revolucionar as áreas onde se inserem. Por isto mesmo, o leque de temas debatidos neste evento é também muito abrangente - desenvolvimento sustentável, robótica, desporto, data science, inteligência artificial e marketing digital são apenas alguns exemplos.
 
Estas conferências têm também como objectivo servirem de inspiração e motivação para os que ainda estão a dar os primeiros passos no seio empresarial, para quem precisa de orientação profissional, ou simplesmente para os curiosos e interessados em evoluir profissionalmente e na vida pessoal.
 
A par das conferências, realizam-se concursos de pitchs, onde startups apresentam os seus negócios e são avaliadas por um júri influente. Estes pitchs decorrem em vários palcos, e só as 3 startups finalistas disputam o primeiro lugar no palco principal, perante uma plateia mais vasta. Findo o concurso, o vencedor pode esperar uma projecção e divulgação internacional incalculáveis.

Porquê Web Summit em Lisboa?

Embora nascida em Dublin, em 2010, apenas se manteve em terras irlandesas por 5 anos. A falta de condições da Irlanda para um evento desta dimensão, no que respeita a infra-estruturas, conexão com a Internet, transportes e preços justos na hotelaria, criou a necessidade de existir um novo país acolhedor. Além de todas estas condições serem garantidas pelo Governo Português, que indicou ser Lisboa a cidade que melhor poderia receber a cimeira, o entusiasmo e optimismo da comunidade tecnológica e dos empreendedores nacionais, aliados à força do movimento "Let’s bring the Web Summit 2016 to Lisbon”, foi determinante para a escolha de Paddy Cosgrave.

Vantagens para Lisboa por receber a Web Summit

Em 2015, foi assinado um acordo para manter o evento nos 3 anos seguintes; em 2018, foi prolongado por mais 10. Além do reconhecimento da cidade como destino turístico e da projecção do empreendedorismo português, a Web Summit Lisboa é essencial para aumentar a economia da capital, especialmente as receitas dos pequenos comerciantes locais. Já para não falar que, durante estes dias, determinadas zonas da cidade se enchem de entusiasmo, companheirismo e de conhecimento!

Se gosta de tecnologia ou se trabalha nesta área, a cimeira tecnológica Web Summit Lisboa deste ano é apenas mais uma razão para que agende a sua viagem para a capital e se junte às 70 mil pessoas que vão estar presentes no Altice Arena e na FIL nos dias 4, 5, 6 e 7 de Novembro.

Vai mesmo perder esta oportunidade?

Últimos posts